Atenção

Muitas das atividades postadas no meu Blog não são de minha autoria, tendo sido retiradas de várias fontes, tanto da Internet, quanto de livros... Caso encontrem aqui alguma atividade de sua autoria que não encontra-se com os devidos créditos, basta me enviarem comentários que ficarei imensamente feliz em atribuir o devido reconhecimento. Abraços!

quarta-feira, 31 de março de 2010

Páscoa


A páscoa é uma data comemorativa que não tem um dia certo, acontecendo sempre num domingo, mas o dia exato varia de acordo com o número do ano e com a fase da lua. Existem algumas regras básicas para se calcular o dia da páscoa, segundo a astronomia.

Na sexta-feira que antecede a páscoa, a sexta-feira da paixão, Jesus Cristo foi julgado e crucificado, sofreu até a morte. Dois dias após essa data, ou seja, no domingo, Ele viveu de novo, ressuscitou. Por isso a páscoa é marcada pela passagem da morte para a vida.


Crucificação e Ressurreição de Jesus Cristo

Alguns símbolos marcam a comemoração da páscoa, como o ovo, o girassol, o coelho, o cordeiro, a vela, o sino, o pão e o vinho, dentre outros.

O ovo representa o começo da vida, já que alguns animais nascem dele. Em razão dessa representação da vida, em 1830, na Inglaterra, surgiram os ovos de chocolate, para presentear as crianças.

O girassol é uma flor que sempre está voltada para a luz do sol. Na páscoa representa a busca da luz, pois os cristãos buscam a luz de Cristo.

O coelho é o símbolo da vida, do nascimento, porque se procria em períodos curtos, com grandes quantidades de filhotes. Na igreja ele é o símbolo da fecundação e é um dos símbolos pascais porque a pregação da palavra também se fecunda para os homens.

O cordeiro também é símbolo da páscoa porque Moisés comemorou a libertação de seu povo do domínio dos faraós matando um cordeiro. A ordem de libertar o povo ele recebeu de Deus. Jesus Cristo também é representado por um cordeiro, pelos cristãos, pois este foi sacrificado por nós, derramando seu sangue pelos nossos pecados.

A vela também é uma representação de que Jesus Cristo é a luz do mundo. Nas velas da igreja aparecem gravadas as letras do alfabeto grego, alfa e ômega, que significam o princípio e o fim.

O sino quando badalado soa representando a alegria pela vida de Jesus. No domingo de páscoa é tocado nas igrejas para anunciar o momento da ressurreição.

O pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Jesus, a Sua presença diante de nós.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids


Nenhum comentário: